bana

Publié le par CAPSONLINE

Image of bana02.jpg

BANA

Image of lineverd.gif

Adriano Gonçalves, Bana, nasceu no Mindelo, Ilha de S. Vicente Cabo Verde em 5 de Março de 1932.

Oriundo de uma  família humilde, ele fazia parte dos adolescentes que sonhavam com novos horizontes,  porque na época  a ambição de qualquer jovem seria o de um dia poder emigrar e arranjar colocação no estrangeiro.


O que Bana desconhecia é que a sua sorte já havia sido lançada ao nascer com o dom  de cantar e encantar a todos aqueles que o escutavam .

Dono de uma entoação e postura inimitável e inigualável através das suas mornas e coladeiras começaram a demarcá-lo como uma referência.

O seu estilo e a sua personalidade dominaram uma época.

Nos anos 60 sai pela primeira vez do seu cantinho, para uma actuação em Dakar, onde começa a somar sucessos através de espectáculos e participações na Rádio.


Em 1966 forma um grupo de 3 elementos composto por: Luís Morais (clarinete); Morgadinho (trompete); e mais tarde Toy de Bibia (guitarra)  nascendo assim o tão conhecido Conjunto Voz de Cabo Verde.

Pouco tempo depois, de sucesso atrás de sucesso, consumou-se em Rotterdam uma das suas grandes aspirações; designadamente a edição do seu primeiro registo discográfico "Nha  Terra e Pensamento" " Pensamento e Segredos"., onde os instrumentos acústicos marcam uma era na história da música caboverdiana nos Estados Unidos.

De retorno a Portugal em 1974, constitui-se um novo grupo no Conjunto Voz de Cabo Verde aumentando em número os seus elementos e os instrumentos até então utilizados.

Constata-se então uma explosão e amadurecimento a nível profissional,
através das experiências adquiridas.

Bana expande-se numa carreira profissional de grande prestigio  o que lhe leva a consumar uma nova aspiração; ou seja o  inicio de uma breve experiência na Indústria discográfica Portuguesa começando assim a produzir os seus próprios trabalhos discográficos com êxito, adquirindo 38 registos discográficos (CD's).

Entre as gravações discográficas é convidado a participar em filmes que na época estreou em algumas partes da Europa nomeadamente: Holanda, Alemanha, Itália, França etc., culminando assim a sua popularidade.

Ao abraçar a fama, Bana teve de carregar nos ombros a responsabilidade de não desiludir o seu povo, a sua Terra Natal que
tanto preza e ama e principalmente os seus fãs que o adoram e o consagraram como Rei porque  está para nascer quem irá destroná-lo, não só pela sua potente voz; o seu sentimento; a sua garra mas também pelas suas capacidade humana

Capacidade essa, que ao longo do seu percurso artístico, determinou tornar o sonho de muitos conterrâneos em realidade,  investindo, apadrinhando e  ajudando a formar músicos que actualmente são consagrados tais como: Cesária Évora; Tito Paris;  Paulino Vieira e muitos outros que não se tornaram tão conhecidos.

Embaixador da música Caboverdiana, por ser pioneiro em levar a sua melodia aos quatro cantos da Europa e África .


Aos 52 anos de carreira, Bana sente-se realizado, depois de atingir a sua meta e ser reconhecido Internacionalmente tanto em Condecorações como em Homenagens, vendo-se compensado de todo o seu sacrifício, esforço, coragem e determinação.

Publié dans artiste

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article